sgacontent-microcity

Qual a importância da infraestrutura de TI para a operação e o crescimento da sua empresa?

A existência de uma empresa que não dependa de tecnologia é algo impensável atualmente. As necessidades variam desde um computador a uma mega infraestrutura de TI, mas já não podemos imaginar um negócio em crescimento sem, pelo menos, uma conexão de internet.

A importância da tecnologia é inegável. Mas, afinal de contas, investir em uma infraestrutura de TI integrada e estratégica é essencial? Já adiantamos a resposta: sim!

Não importa o tamanho do seu negócio, entenda por que a infraestrutura de TI é tão importante para a operação e, principalmente, para o crescimento e sucesso da sua empresa.

O que é a infraestrutura de TI de uma empresa?

A infraestrutura de TI inclui todos os recursos necessários para garantir a execução dos processos de TI. Ao planejá-la, você deve considerar hardwares, softwares e aplicativos, sistemas operacionais, gestão e armazenamento de dados, plataformas de comunicação e redes, serviços integrados e plataformas de internet.

Para que as operações e processos aconteçam de forma eficiente, com padrão e continuidade, é preciso ainda considerar a documentação e os recursos humanos necessários para atender às demandas da empresa.

Dessa forma, sua empresa passa a contar não apenas com elementos isolados de tecnologia. Uma infraestrutura planejada e estratégica adiciona agilidade, segurança e confiança aos processos do negócio.

Qual a importância de um bom projeto de infraestrutura de TI?

Em pequenas empresas, é comum que se cometa o erro de negligenciar o planejamento da infraestrutura de TI, adicionando recursos de última hora, à medida que a demanda aumenta.

O problema em adotar essa mentalidade é que, geralmente, os investimentos são feitos às pressas. Os custos ficam mais altos, recursos são desperdiçados e a falta de integração dos dispositivos cria entraves para as atividades rotineiras, gastando mais tempo nos processos.

Um bom projeto de infraestrutura de TI visa a eliminar esses problemas, prevendo o crescimento da empresa e futuros investimentos. Assim, podemos aproveitar melhor os recursos já existentes, promover a integração dos recursos usados, otimizando os processos e aumentando o desempenho e a produtividade.

Além disso, um investimento planejado permite que pesquisas de mercado sejam bem-feitas, encontrando as melhores oportunidades e as soluções mais adequadas para o seu negócio pelos melhores preços.

Como iniciar o planejamento da sua infraestrutura?

Você pode fazer um bom planejamento da infraestrutura para sua empresa seguindo, basicamente, quatro passos que se subdividem em várias etapas.

O ideal é que o projeto considere objetivos e diretrizes do planejamento estratégico executivo da sua empresa. Se esse documento não existe, no entanto, o mínimo a se fazer é alinhar o planejamento de TI aos objetivos gerais do negócio.

Mapeamento da estrutura existente e da demanda

O primeiro passo é mapear toda a infraestrutura já existente, avaliando cada equipamento em relação ao seu ciclo de vida e à utilidade. Essa análise nos permite inventariar tudo o que pode ser aproveitado, o que deve ser substituído e quais são as demandas de ampliação do parque tecnológico.

A partir da avaliação das necessidades da empresa, projetamos a necessidade de novos investimentos, seja em dispositivos, softwares ou ampliação da rede e da banda de internet, por exemplo.

Nesse ponto do planejamento, é importante levar em conta a intenção de crescer a empresa e de, após determinado período, ampliar a infraestrutura. Essa projeção de crescimento vai possibilitar a escolha de soluções de TI mais adequadas para adaptar às novas demandas no futuro.

Seleção das soluções de TI

Ao selecionar quais soluções serão mais adequadas para suprir as necessidades da sua empresa, é preciso ter em vista tanto o cenário completo do negócio quanto às necessidades específicas de cada setor.

Ou seja, no caso da escolha dos computadores para a empresa, por exemplo, a ideia de padronizar modelos e especificações não é a ideal. Profissionais diferentes demandam recursos diferentes e é preciso adequar a essa diversidade para não subutilizar ou sobrecarregar demais um equipamento, reduzindo seu desempenho.

A infraestrutura ideal para a sua empresa é aquela que atende plenamente suas necessidades atuais, não desperdiça recursos, mas tem elasticidade para permitir, promover e acelerar o crescimento do negócio.

Contrate uma empresa para ajudar no planejamento da infraestrutura de TI

Contar com um parceiro de tecnologia pode fazer toda a diferença na infraestrutura de TI da empresa. Ele auxiliará no planejamento estratégico, na construção de um projeto de arquitetura de TI e na aquisição dos equipamentos, permitindo a melhor utilização do seu orçamento.

A escolha do fornecedor pode ainda contribuir com benefícios adicionais, fornecendo suporte e atendimento para garantir a disponibilidade de TI. Essa capilaridade de serviços pode ser um diferencial importante para empresas em home office e organizações com a equipe de colaboradores espalhada por todo país, por exemplo. 

Como todo planejamento, a implantação da infraestrutura de TI não deve ser considerada algo estático. Dentro deste leque de serviços, o fornecedor de TI pode auxiliar com ferramentas de monitoramento. Assim, é possível acompanhar os indicadores de resultados e modificar a estrutura quando necessário de acordo com o planejamento de TI.

Documentação

Todos os processos envolvidos no investimento na infraestrutura de TI devem ser documentados da forma mais completa possível. Mesmo que pareça uma burocracia inútil, a documentação ajuda a garantir padrão de qualidade e continuidade do planejamento.

Trocas na equipe ou mesmo a rotina do dia a dia podem fazer com que decisões e processos se percam ao longo do tempo, quando não estão registrados. Por isso, a documentação é importante para que as decisões tomadas e as estratégias pensadas sejam seguidas adequadamente.

Qual a melhor modalidade para investir em equipamentos de TI?

O outsourcing de TI é a solução com o melhor custo-benefício para se investir infraestrutura tecnológica para as empresas. Este modelo de aquisição oferece até 25% de economia em comparação ao leasing ou a compra direta de equipamentos.

Do ponto de vista econômico, esse tipo de solução ainda permite aproveitar os ativos que sua empresa já possui e os integra à estrutura fornecida por outsourcing. Dessa forma, a opção pelo outsourcing pode resultar na redução de custos, uso mais estratégico do orçamento e melhor aproveitamento dos recursos humanos.

A locação de equipamentos via outsourcing também tem outros benefícios, O serviço favorece a atualização de equipamentos, permitindo que a empresa tenha sempre dispositivos mais eficientes para o desempenho das suas atividades diárias. 

Esta opção também contribui do ponto de vista operacional. A solução ainda oferece uma camada de serviços e atendimento que garante maior disponibilidade de TI para a empresa. Ao optar pelo outsourcing, sua empresa libera a equipe de TI para trabalhar em soluções ligadas ao core business, enquanto uma equipe especializada se preocupa em manter a infraestrutura de TI oferecendo o melhor desempenho.

Conheça a solução de PC as a Service da Microcity e saiba como o outsourcing pode ajudar no crescimento da sua empresa.

*Este artigo foi produzido pela equipe da Microcity

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate