Quais qualidades de um líder são essenciais à era da Transformação Digital?

O trabalho, como conhecemos, está passando por grandes transformações. As tecnologias disruptivas como a IA, Machine Learning, IoT, tem mudado profundamente o cenário das empresas e o desenho das habilidades importantes à um profissional do século XXI.  

Se, no início da Segunda Revolução Industrial, as habilidades esperadas dos trabalhadores eram resistência física e agilidade operacional, com o avanço da tecnologia esse e outros paradigmas tem sido profundamente impactados. Com o afastamento da força de trabalho do operacional para áreas mais estratégicas, humanas e inteligentes, novos desafios se apresentam aos profissionais do futuro.  

No que diz respeito às lideranças, esse momento de aquisição de novas competências e gestão de habilidades se torna crucial ao futuro das organizações – serão os líderes as pessoas responsáveis por guiar os times e a calibrar a diretoria rumo a estratégias de negócio mais assertivas e data driven.  

Nesse post, baseado nesta matéria da Forbes, selecionei algumas qualidades essenciais à um líder na era da Transformação Digital, independente do segmento de atuação.  

  1. Agilidade  

Responder de forma rápida e eficiente aos estímulos e situações do mundo corporativo é uma habilidade essencial para a era da Transformação Digital. Não só pela velocidade em que as mudanças se dão, mas pela necessidade de que todas as decisões tomadas sejam coerentes com o propósito e visão das empresas.   

  1. Flexibilidade  

Não só no aspecto relacionado à gestão de pessoas, mas de forma geral, a flexibilidade é uma característica marcante da 4ª Revolução Industrial. Isto porque, saber se movimentar de forma fluida e equilibrada, tomando decisões justas e sabendo voltar atrás em situações de conflito é um fato marcante para o sucesso dos negócios.  

  1. Inteligência Emocional e Cultural  

No nosso grupo no Telegram, rodamos um Survey para perguntar aos nossos executivos de TI quais dessas características são as mais primordiais para o sucesso dos líderes na era da Transformação Digital. 80% dos respondentes elegeram a Inteligência Emocional como o ponto principal dessa nova etapa do digital.  

  1. Intuição e Criatividade  

Por mais data driven que sejam as nossas decisões, existem aspectos que a tecnologia não consegue alcançar, pois são essencialmente humanos e requerem sensibilidade e empatia na execução: a intuição e criatividade. O feeling não será substituído! A tendência é que ele fique ainda mais acurado, quando direcionado pelas informações certas. E a capacidade de inovação e criação – essencialmente humanas – ganham destaque com o avanço da tecnologia.  

  1. Coragem e Foco  

A coragem para tomar decisões difíceis e de risco, e o foco para saber discernir as oportunidades e gerir as situações, são os requisitos finais do nosso levantamento. Imersos em uma enxurrada de informações todos os dias, o foco, organização, gestão de tempo, serão habilidades cada vez mais reforçadas entre os executivos: é preciso se esforçar para não se perder.  

Por Amanda Ramalho, Business Intelligence na SGA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?