Pix e a transformação digital no mercado financeiro.

Recentemente encerrei minha conta corrente em uma instituição financeira, onde era cliente há 1O anos. Fiz a opção por uma nova tendência: o banco 100% digital.

Quando eu era criança, meu pai era correntista do antigo Banco de Boston e como cliente vip ele tinha porta cheque de couro, gerente a sua disposição , sem enfrentar filas. Esta é minha lembrança de uma prestação de serviço personalizado.

Quando foi minha vez de abrir a primeira conta, os atrativos oferecidos eram a sala vip com café expresso, água a escolha do cliente – com ou sem gás- e claro, sem filas.

Eu, iniciante do mercado financeiro, não tive acesso a estas regalias, já que não fazia parte dos grandes investidores.

Estes motivos não foram os responsáveis pelo fechamento da minha conta e sim o preço cobrado pelos serviços prestados, generosamente , que me davam direito a 4 teda e 2O folhas de cheque, aí módico preço de 80,00 por mês

A transformação digital presente em todos os setores da nossa economia começou muito antes da pandemia no setor financeiro. As empresas que entenderam que a fidelidade é conquistada pela simplicidade e pela cobrança justa das tarifas – ou não cobrança delas – engoliram o mercado. Não precisamos mais aceitar uma cobrança de anuidade sem aviso prévio no cartão. Ou o débito em conta de um seguro funerário que nunca foi contratado. Ou até mesmo em manter um bom relacionamento com o gerente para termos crédito pré aprovado. Hoje em dia somos atraídos e conquistados pela facilidade na abertura de contas, transações sem custo e com agilidade, e respostas em tempo real a qualquer solicitação. 

Prova maior dessa situação é o lançamento do PIX pelo Banco Central, para que todos, independente do banco escolhido, possam realizar transferências de forma rápida, a qualquer hora, em qualquer dia. Com previsão de início em 16/10 – ele já está dando o que falar, afinal, o que os bancos tradicionais ganham com isso?  

Essa dúvida é justificada pela imagem construída por algumas instituições nesse caminho, onde o cliente sempre precisava pagar para ter algo, seja uma transação ou um bom atendimento. Os negócios vivem de clientes, e com tantas facilidades oferecidas pela transformação digital do mercado, o Pix é uma saída para o setor financeiro ser repensado. 

Ele é o caminho de uma grande mudança, que pode ser ainda maior se as instituições tradicionais compreenderem esse novo cenário mundial e se beneficiarem da utilização da inteligência artificial, data Science e demais tecnologias a favor do cliente. 

De acordo com o Gartner, as empresas devem mudar a abordagem de serviços com o intuito de possibilitar conversas personalizadas e proativas com clientes, ao invés do padrão reativo praticado por muitas empresas. Atualmente, apenas 13% dos clientes receberam algum tipo de abordagem proativa por parte dos departamentos de serviços/ experiência do cliente.   

O cliente deve ser o foco de qualquer negócio, e se você ainda não começou a transformação digital da sua empresa com esse foco, conte com a SGA. Nós criamos soluções para os desafios reais através da tecnologia em Nuvem, orientados à solução e construção de relacionamento. 

O que você puder imaginar, pode ser feito. Vamos juntos? 

Referências: https://www.gartner.com/en/newsroom/press-releases/2020-10-19-gartner-says-organizations-need-to-move-from-a-reacti   

Por Laura Castro, Head of Marketing na SGA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?