O que é Big Data e por que sua empresa precisa dele

Você já percebeu como o mundo está cada dia mais digital? Cartas foram substituídas por e-mails, transações bancárias são feitas através da rede mundial de computadores, e se antes existiam arquivos de aço onde se empilhavam past

as enormes, hoje modernos e potentes computadores tomaram o seu lugar.

Sendo assim, esse emaranhado de informações resume o que é Big Data, um conceito que tem mudado a forma como as pessoas administram suas empresas.

A digitalização de tantos processos e documentos gera milhares de dados que ficam armazenados na internet ou nos arquivos off-line. Utilizar esses dados, seja em relação aos colaboradores, às campanhas de marketing, ou para se posicionar no mercado, é uma ação inteligente que fará com que sua empresa se destaque. No post de hoje, aprenda o que é Big Data e por que sua empresa precisa dele!

O que é Big Data?

Denominamos Big Data todas as informações disponíveis digitalmente, sejam elas organizadas ou não. Elas precisam de ferramentas para serem analisadas de modo a auxiliarem na tomada de decisões objetivas e assertivas.

Diante desse novo cenário cibernético, o uso de banco de dados tem se consolidado. Mas, mesmo com todo o aparato tecnológico, é necessária uma estratégia para filtrar e utilizar esses dados de forma eficaz.

ContePara esclarecer esse termo, estratégias de business intelligence baseiam-se nos “Cinco V’s” do Big Data, que são:

  • Volume – A quantidade de dados disponíveis, e que crescem em um ritmo acelerado a cada dia.
  • Velocidade – Pois o volume às vezes requer ser analisado praticamente em tempo real.
  • Variedade – A enorme diversidade de informações do universo de dados que utilizamos.
  • Veracidade – Todos os dados disponíveis precisam ser creditados para ressaltar a credibilidade de um trabalho.
  • Valor – Afinal, não adianta ter tantas informações se elas não trouxerem benefícios significativos, que compensem seu investimento. Administrar a quantidade de dados que você tem e recebe todos os dias certamente fará você se diferenciar de seus concorrentes.

Qual a importância do Big Data?

Ainda na década de 1980, estudiosos apontavam que a moeda de troca do futuro seria a informação, e isso já é realidade. Você provavelmente conhece a frase “quem detém informação, detém o poder”.

Com Big Data, você não só terá informação, como irá utilizá-la para potencializar os resultados de sua equipe e maximizar seus lucros, tomando decisões assertivas e prevendo situações que poderão ocorrer no futuro.

Cada empresa tem sua particularidade e utiliza os dados disponíveis de forma única, filtrando os que são mais relevantes ao seu nicho de mercado e descartando os que não são.

Supondo que sua empresa atue na área hoteleira, você pode buscar informações específicas sobre seu público-alvo, como:

  • o que ele espera encontrar em um hotel;
  • qual sua preferência de quarto;
  • se almoça nas instalações;
  • se viaja a passeio ou negócios, etc.

E utilizar esses dados para conquistar e fidelizar esse cliente.

Como usar Big Data na gestão da minha empresa?

Sejam pequenas ou médias empresas, a utilização do Big Data serve principalmente para descentralizar a tomada de decisão. Geralmente fica na mão de uma única pessoa, o CEO.

Isso permite que os colaboradores tomem decisões baseadas em informações disponíveis no banco de dados da empresa, seja ele interno, com servidores próprios, ou em nuvens, que é o armazenamento de dados em servidores disponíveis na internet.

Enfim, o mais importante é que o gestor ainda supervisiona e tem controle de tudo o que acontece internamente. Ele terá relatórios e análises de resultados obtidos através de uma simples pesquisa em seu banco de dados.

Dessa forma, o gestor pode concentrar seus afazeres em atividades que auxiliarão o bom funcionamento de toda a equipe, como se atualizar quanto às novas tecnologias e tendências de mercado.

Já tratamos, aqui no blog, sobre como a transformação de informação em conhecimento estratégico é ainda pouco explorada no Brasil, deixando uma lacuna que acarreta principalmente no fechamento de empresas que não fazem planejamento estratégico. Vale a pena conferir a matéria e se aprofundar ainda mais nesse conteúdo!

Ficou alguma dúvida? Quer compartilhar mais informações? Então deixe seu comentário abaixo!

Translate