Entenda as modalidades de computação em nuvem (IaaS, PaaS e SaaS)

O Cloud Computing (Computação em Nuvem) é um conceito bastante divulgado e conhecido no meio empresarial e tecnológico. Porem, é comum que as pessoas ainda tenham dúvidas sobre quais são as opções de cloud computing, nomes, características e quais suas funcionalidades. Para esclarecer de uma vez por todas essas dúvidas, desenvolvemos esse artigo, que trará informações importantes e explicará mais sobre o SaaS, o PaaS e o IaaS, que são as principais opções de computação em nuvem existentes no mercado. Vamos deixar essas dúvidas de lado?!

IaaS – Infraestrutura as a Service (Infraestrutura como serviço)

É um modelo onde você contrata sua infraestrutura como um serviço, e tem uma vantagem muito grande ao modelo tradicional que é por exemplo de contratação de servidores virtuais, além de outros tipos de dispositivo de infraestrutura, ao invés de fazer a aquisição de servidores, roteadores, racks e outros vários tipos de aquisição que é necessário para manter esse ambiente. Aqui você é tarifado por alguns fatores, como número de servidores virtuais, quantidade de dados trafegados, dados armazenados e outros itens, dependendo de como e com qual fornecedor você trabalha. Vou deixar mais alguns exemplos para facilitar.

Por conta da alta escalabilidade, esse modelo de cloud computing é aconselhável, por exemplo, para lojas virtuais que possuem uma demanda volátil, isto é, um aumento de tráfego fora da curva em períodos de datas especiais, como o Natal.

Empresas que crescem rapidamente e que não têm capital para infraestrutura também devem utilizar o IaaS. É claro que, nessa camada, é necessário contar com uma equipe bem qualificada de TI.

Ex: Microsoft Azure, Google Compute Engine e AWS.

Paas –  Plataform as a Service (Plataforma como serviço)

É um modelo que fica entre o SaaS e o IaaS, proporcionando uma plataforma mais robusta e flexível pra utilização de muitos recursos de tecnologia, onde é possível utilizar softwares de maneira bem mais flexível, sendo possível desenvolver suas próprias aplicações baseadas em alguma tecnologia (framework, linguagem etc.) e utilizar a infraestrutura necessária, e o mais importante, adequada a aplicação desenvolvida. Vamos colocar mais exemplos para que fica mais fácil o seu entendimento.

Com o PaaS é possível que vários usuários trabalhem com a mesma aplicação simultaneamente. Para completar, essa modalidade de cloud computing fornece integração com serviços web e bases de dados por meio de padrões comuns.

Diante dessas características, o PaaS é aconselhável para empresas que precisam desenvolver, testar e implementar aplicações de forma rápida.

Ex: Microsoft Azure, Heroku, Tsuru.

SaaS – Software as a Service (Software como serviço)

É um modelo onde a utilização ou aquisição de um software, não tem uma relação com compra de licença, ou seja, você utiliza e paga apenas por sua utilização, vamos colocar isso com exemplos de algo que você utilize no seu dia a dia.

Vamos pegar o Office 365 como um exemplo prático para ficar mais fácil de entender. Ali, o usuário pode criar uma planilha e compartilhá-la diretamente pela internet. As pessoas autorizadas podem acessar esse documento e editá-lo a partir de qualquer dispositivo conectado. Isso sem a necessidade de fazer um download.

Nesse sentido, o SaaS é recomendável para empresas de todos os tamanhos que precisam de acesso remoto ou móvel.

Ex: Office 365, Skype, Netflix, Paypal e Dropbox.

Agora que você já conhece as principais opções de cloud computing, ficou mais fácil escolher o modelo ideal para a sua empresa. Então, basta analisar e selecionar a melhor alternativa para o seu negócio, e nós da SGA Tecnologia Inteligente estaremos prontos para fazer esse analise junto com vocês.

E aí? O que acha de agir imediatamente para solucionar os desafios da sua TI?

Rafael Rodrigues Pereira
Gerente de Contas na SGA Tecnologia Inteligente

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?