Disaster Recovery as a Service (DRaaS): o que é, qual a sua importância e como aplicar

Nos dias atuais, praticamente todas as empresas, de todos os portes, dependem de servidores e softwares para operarem. Essa dependência traz consigo o risco de indisponibilidade da operação em caso de algum desastre, que pode ocorrer pelos mais variados tipos.

A eficácia no funcionamento destes servidores e softwares é essencial para que as empresas não deixem de faturar e até mesmo tenham prejuízo. Para mitigar esse risco de indisponibilidade na operação, um plano de recuperação de desastre deve ser elaborado.

Para entender mais sobre o tema, vamos falar sobre o Disaster Recovery, o quão importante ele é e como um plano de recuperação de desastre deve ser aplicado.

Disaster Recovery

Disaster Recovery (ou Site Recovery) é um conjunto de procedimentos que deverão ser aplicados sempre que ocorrer uma falha devido a alguma inconsistência provocada em virtude de desastres como incêndios, inundações, vandalismo, sabotagem ou simplesmente falhas de hardware. O plano de recuperação de desastre é importante pois evita que estas ameaças afetem a operação do negócio. Dentre os riscos de não se ter um DR estão:

  • A perda de informações importantes e a incapacidade de operar por indisponibilidade dos sistemas;
  • Riscos iminentes de paralização dos serviços tornando inviável o ambiente produtivo;
  • Impacto direto na produtividade da empresa, afetando perda de receita ou aumento de custos.

Tradicionalmente as organizações aderem como estratégia para o Disaster Recovery simplesmente a aquisição de um novo datacenter secundário exatamente igual ao produtivo, porém em uma outra localidade, assim se houver algum desastre do datacenter produtivo, o secundário entra em produção mantendo a operação ativa. Esse formato exige um alto investimento visto que o custo de um datacenter é bastante elevado.

Azure Site Recovery

Visando oferecer uma estratégia de DR mais simples e econômica, a Microsoft criou Azure Site Recovery, que consiste em ter o datacenter secundário na nuvem operando em standby e replicando em tempo real com o datacenter produtivo. Desta forma, não é necessário investir em uma dupla infraestrutura física de TI. A cobrança no Azure é por uso, ou seja, a cada servidor e GB replicado. Além disso, os custos de implementação e monitoramento de uma infraestrutura de DR na nuvem são drasticamente reduzidos.

Abaixo, um escopo de como funciona o Azure Site recovery:

Benefícios

Os benefícios de se ter o Azure Site Recovery são muitos, dentre eles estão:

  • Garantir a continuidade do negócio da empresa em caso de desastre;
  • Baixo risco de parada de ambientes críticos e relacionado à segurança da Informação;
  • Mais de 50 certificações de conformidade específicas de regiões e países;
  • Elevar o patamar e manter compliance com as políticas de governança corporativa;
  • Solução reconhecida como líder em DRaaS pelo Gartner com base na abrangência da visão e na habilidade de executar;
  • Pagamento pelo uso: são cobrados somente uma instância de DR por servidor e por GB replicado no momento proteção. Caso haja algum desastre, o ambiente de DR entra em produção e a cobrança passa a ser também sobre os demais recursos necessários para operar;
  • Entrega da solução como serviço, transformando custo de investimento inicial (CAPEX) em despesas operacionais mensais (OPEX);
  • Elimina os custos de depreciação de hardwares imobilizados do DR local;
  • Ambiente em nuvem sempre atualizado, sem depreciação e sem necessidade de transição a cada ciclo de renovação de hardware;
  • Baixo tempo para implementação se comparado ao DR local;
  • Testes de recuperação realizados periodicamente validando a eficácia da solução sem impactar o ambiente produtivo e os usuários;
  • Estar pronto para migrar o ambiente produtivo para a nuvem.

Portanto, agora que você entende melhor o que é e qual a importância do Disaster Recovery, é hora de aderir. A SGA Tecnologia Inteligente é especialista em nuvem e parceira certificada Gold em Microsoft Azure, além de possuir vasta experiencia e casos de sucesso. Atuamos realizando o diagnóstico dos ambientes e fornecendo a estratégia para o plano de recuperação de desastres.

Quer uma proposta comercial? Então fale conosco ou deixe o seu comentário e vamos criar agora mesmo o seu plano de Disaster Recovery!

 

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?