Como investir em datacenter de forma estratégica?

Com a forte crise econômica que afetou o país, os gestores vêm se esforçando cada vez mais para sobreviverem ao mercado. Além de continuarem a crescer suas empresas, mesmo diante de um cenário pouco favorável. Uma das soluções que deve ajudar é a estruturação do datacenter para a incorporação de otimização processual. Mas você sabe como investir em datacenter de forma estratégica?

Apenas implementar a ideia não é suficiente. Você precisa se planejar e, claro, adotar medidas que realmente tragam benefícios para o setor de TI e toda a empresa. Quer saber como? Então, acompanhe este post com a gente!

Por que é necessário investir de forma estratégica no datacenter?

Abaixo listamos as principais vantagens que a sua empresa pode ter quando investe em um datacenter planejado e estruturado de forma estratégica:

  • os recursos da empresa são melhor aproveitados, reduzindo desperdícios;
  • a empresa passa a contar com as ferramentas que realmente precisa;
  • garante um melhor retorno do investimento (ROI);
  • os processos são modernizados e otimizados;
  • melhora a segurança de sistemas e dados.

Com isso, a empresa ganha força competitiva e pode até desenvolver um diferencial interessante para se destacar no segmento em que atua.

Como investir em datacenter de forma estratégica?

Agora que você já sabe a importância que a otimização da infraestrutura de TI tem para o negócio, veja como investir em datacenter de forma estratégica:

Descubra as reais necessidades do negócio

Antes de qualquer medida, descubra o que a sua empresa realmente precisa. Para isso, você deve, antes, fazer um estudo profundo para entender como funciona o seu datacenter atual. Depois, pesquise as melhores práticas utilizadas pelo mercado e descubra quais soluções estão sendo oferecidas.

Agora, liste os pontos fortes e fracos do seu datacenter, bem como os riscos e ameaças. Após, confronte essas informações com as oportunidades que o mercado oferece. Assim fica mais fácil descobrir o que é ideal para a sua empresa nesse momento.

Considere a Cloud Computing

Os melhores serviços de datacenter atualmente estão na nuvem. Ao migrar a sua infraestrutura para a cloud, a empresa:

  • ganha mobilidade,
  • políticas de segurança mais rígidas,
  • escalabilidade
  • e uma potencial redução de custos com a aquisição e manutenção de equipamentos de informática.

Para essa estratégia, o ideal é pesquisar um bom fornecedor de cloud. Além de planejar a migração com a ajuda de uma empresa especializada. A experiência positiva do cliente, técnica e financeira, muitas vezes está ligada à assessoria de uma empresa especializada.

Adote políticas de segurança

Mesmo que não migre o seu datacenter para a nuvem ainda, adote políticas de segurança que contem com as ferramentas online para complementá-las e reforçá-las. Por exemplo, você pode programar backups para serem realizados de forma automática e regular.

Também deve planejar um “Disaster Recovery Cloud” para facilitar a recuperação de dados e sistemas, em casos de acidentes naturais ou não, por meio de réplicas armazenadas em nuvem.

Faça manutenções

Se você ainda não tem um datacenter na nuvem, precisa se preocupar com a manutenção e atualização constante de equipamentos como, por exemplo: servidores, computadores, redes redundantes de energia e internet, cabeamentos, e softwares. Isso para garantir o funcionamento ininterrupto dos sistemas, não deixando o processo produtivo da empresa parar.

Mais uma coisa: com relação aos serviços de nuvem, os fornecedores proporcionam uma escalabilidade flexível para atender as demandas de crescimento e retração do negócio. Enfim, isso é uma alternativa viável para negócios que possuem fortes períodos sazonais, pagando apenas pelos espaços e recursos que utilizar.

Portanto, essas dicas de como investir em datacenter devem trazer melhorias por meio da adoção de metodologias e tecnologias. Devem agilizar os processos e darem maior força competitiva ao negócio como um todo. Mas lembre-se: para ter uma estratégia realmente eficiente conte com o apoio de profissionais que realmente entendam do assunto para te auxiliar no processo.

Já que você está pensando em otimizar o datacenter, aproveite para descobrir também os 8 mitos sobre segurança da nuvem!

Translate

Logística

Gestão de depósitos e silos

Posição física e financeira, em tempo real, de todo o estoque de grãos.

Análises por grãos, clientes, moedas e unidades de recebimento.  

Otimização da logística interna.  

Melhor eficiência administrativa do silo e armazém.

Soluções

Roteirização Inteligente

Evite a perda de produtos ocasionada pelo acondicionamento incorreto em transportes de longas distâncias.

Defina a rota mais viável

Conte com assistência de recomendação das melhores rotas de contorno para o condutor.

Previsão de demanda

Simule cenários de produção, antecipa a demanda produtiva e realize ajustes na operação com base em insights extraídos dos dados.

Automação de processos

Reduzo riscos e aumente a produtividade automatizando fluxos de automação de processos que demandam pouco ou nenhuma tomada de decisão.

SGA Bot

Conte com informações detalhadas da operação na palma de suas mãos por meio de um assistente inteligente.

Interessado?