Em um mercado cada vez mais competitivo e seletivo, o planejamento estratégico surge como uma ferramenta indispensável para o sucesso organizacional. É com esse planejamento que você consegue definir as metas do seu negócio e o que será necessário para que esses objetivos sejam atingidos.
Quer saber como elaborar um bom planejamento estratégico? Confira nossas dicas!
1. Realize um diagnóstico externo
O primeiro passo é realizar um diagnóstico para compreender os elementos externos à empresa que influenciam diretamente a tomada de decisões da liderança. A investigação do ambiente externo precisa considerar 2 níveis: o macro e micro.
O primeiro é composto por tudo que está mais distante da empresa, como os aspectos políticos, econômicos e as novas tecnologias. O segundo, mais próximo, é composto pelos clientes, fornecedores e concorrentes da empresa. Esse diagnóstico permite que você consiga identificar as oportunidades e ameaças existentes no mercado.
2. Analise o ambiente interno
Na análise do ambiente interno, é necessário considerar as forças e fraquezas da empresa, para gerenciar, corrigir e melhorar o sucesso organizacional.
Identifique como fraquezas aquilo que sua empresa tem deixado a desejar. Pode ser um problema como funcionários desmotivados, instalações precárias e falta de controle de estoque, por exemplo.
Já as forças são as competências que sua empresa já conquistou e que devem ser mantidas ou melhoradas, como uma boa cartela de clientes, softwares inteligentes e equipes bem-desenvolvidas.
3. Elabore uma declaração de missão, visão e valores
Antes de definir quais as metas que devem ser atingidos com o plano, é importante desenvolver o tripé que define a imagem organizacional e contribui diretamente para o posicionamento da equipe de trabalho. Se você ainda não tem, elabore uma declaração de missão, visão e valores (MVV) da empresa. Caso já possua, é uma boa hora para revê-la.
Não se esqueça que essa declaração deve ser realista, prática e funcional. Isso irá representar as principais crenças e objetivos da empresa para com seus Stakeholders (clientes, funcionários e investidores).
4. Defina as principais metas que devem ser atingidas
De fato, boas metas funcionam como uma bússola para o time de trabalho. Assim é possível alinhar os funcionários e fazer com que todos trabalhem juntos para atingir os objetivos.
Além disso, busque sempre elaborar metas inteligentes e desafiadoras que sejam objetivas, mensuráveis, relevantes, alcançáveis e com tempo bem definido (geralmente mensal ou trimestral). Coloque essas metas em seu planejamento estratégico e comunique toda a equipe sobre isso.
5. Desenvolva o plano de ação
O plano de ação consiste no documento que define o passo a passo para o alcance das metas. Nele são identificados recursos como por exemplo: pessoal, tecnologia, tempo, treinamento, espaço, dinheiro, etc. Estes serão necessários para conseguir os resultados esperados.
Enfim, elabore um plano de ação simples e que considere a opinião das pessoas que executarão o plano. Estruture as etapas de ação em pequenos passos, especificando papéis e responsabilidades. É importante manter a flexibilidade desse plano, afinal imprevistos acontecem.
Agora que já sabe como elaborar um bom planejamento estratégico, aproveite para nos seguir nas redes sociais e acompanhar nossas novidades. Vamos lá!