Não basta dominar todos os processos internos, se você não tem know how para fazer uma boa negociação. Esse aspecto, que está presente constantemente na vida de todos os CEOs e do alto escalão de qualquer empresa, é fundamental para obter resultados positivos e, consequentemente, desenvolver a marca no mercado.
Com o objetivo de ajudá-lo a lidar melhor com esse assunto, apresentamos abaixo os 4 principais erros em negociações que devem ser evitados a qualquer custo. Com os macetes, pode apostar que você vai aperfeiçoar tal habilidade, evitando gafes durante o processo. Veja só:
1. Não elaborar um planejamento
Ao agendar uma reunião, o primeiro passo para obter êxito na tarefa de captar um prospect, por exemplo, é realizar um planejamento detalhado, tratando todos os aspectos que serão discutidos neste momento de forma que o assunto flua naturalmente.
A falta de um plano, nesse contexto, é altamente prejudicial, visto que você pode se perder na abordagem, além de apresentar propostas inadequadas ou insatisfatórios, dificultando assim o fechamento do negócio.
Outro ponto negativo que acontece devido à falta do planejamento é o prolongamento do encontro, o que será muito malvisto para o possível cliente, pois ninguém gosta de ficar horas presos em uma reunião sem chegar a um consenso, não é mesmo?
2. Ser totalmente inflexível
Esse é dos erros capitais em negociação. Claro que o intuito é firmar uma acordo ou até mesmo uma parceria conforme o seu planejamento. Contudo, é necessário estar com a mente aberta às novas sugestões, uma vez que a negociação pode tomar caminhos inesperados. E se tal fato acontecer, não seja inflexível e arrogante. Escute a proposta e verifique se ela é vantajosa para ambas as partes.
Caso a oferta não esteja em conformidade com sua expectativa e não seja interessante para a sua empresa, seja cordial, agradeça pela atenção e recuse gentilmente. Mas em hipótese alguma seja irredutível, afinal o processo de negociação envolve também saber ceder.
3. Pensar apenas em vantagens próprias
Com certeza você já lidou com comerciantes que tentaram tirar vantagem sobre tudo, sem demonstrar o mínimo de preocupação com o cliente. E qual foi a sua reação? Aposto que você recusou o negócio e partiu em busca de outras oportunidades, certo? Portanto, não seja esse tipo de pessoa durante uma negociação. Tente analisar a situação como um todo e assim oferecer uma proposta realmente justa. Deixe claro que a sua empresa importa-se em criar acordos viáveis.
4. Ignorar o interlocutor
Alguns comerciantes pensam que o processo de negociação consiste apenas em um monólogo, no qual o vendedor fala ininterruptivelmente, enquanto o outro apenas escuta.
Quando o interlocutor tenta abordar alguns pontos ou propor uma nova ideia de acordo, o responsável pela negociação simplesmente para de prestar atenção. Assim, deixa escapar uma excelente oportunidade de entender melhor o outro lado e, claro, avaliar possíveis ofertas, que poderiam certamente culminar no fechamento do negócio. Portanto, jamais ignore o interlocutor, combinado?
Não há como negar que saber negociar é uma tarefa realmente complicada. Porém, com um pouco mais de estudo e treinamento, tal habilidade pode ser aprendida e aprimorada, facilitando todo o processo.
Já aprendeu sobre os principais erros em negociações que precisam ser evitados e quer receber mais dicas sobre o assunto? Então, siga a gente no Facebook e no LinkedIn!